Até que eu me divirto!

mas que deixei de acreditar, isso eu deixei!

4.02.2006

o que merece atenção

Fato: entre todas as coisas que uma pessoa pode não gostar, o objeto maior de seu repúdio será sempre aquilo que ela menos conhece. Uma decepção, uma experiência traumática (que muitas vezes sequer chegou a ocorrer com você mesmo. você apenas ouviu contar, ou sabe de alguém, que é amigo de alguém, que é vizinho de alguém...), e nunca mais vai querer saber. De quebra, ainda vai falar mal daquilo para o resto de sua vida.
Um exemplo simples: quantas vezes você comeu jiló em sua vida? Ao menos que você seja uma tremenda exceção, garanto que poucas, talvez nenhuma, e mesmo assim, se nega a experimentar (eu sei como é... eu também sou assim - odeio jiló, mesmo sem nunca ter provado.).
E eu aposto que você vai torcer o nariz assim que eu disser que toda essa introdução foi para falar de... televisão (é a maldição inconsciente do pensamento Frankfurtiano)!
Mas continue lendo. Prometo, não vai doer.
.....

Não acredito que a tevê aberta é a melhor coisa de que se tem notícia. Mas não dá pra bater nela o tempo inteiro! Dizer que só tem merda, que não assiste porque não presta, e todo esse blá blá blá pseudo político-consciente é ser, no mínimo, ignorante (no sentido de ignorar mesmo).
Não sugiro que ninguém passe o dia inteiro na frente do aparelho, tentando extrair pontos positivos de novelas mexicanas, Casos de Família e coisas do gênero (se bem que Encontro Marcado, de Luiz Antônio Gasparetto, na Rede TV!, se mostra a cada dia o melhor programa humorístico da tevê brasileira!). Não é isso (não sou nenhum “integrado”, cego seguidor das teorias funcionalistas norte-americanas). Mas que se dêem ao trabalho de, ao menos uma vez por semana, ler a grade das emissoras, ou então, ir para a sala, e, de posse do controle remoto, dedicar um breve tempo procurando alguma coisa que lhe interesse.
Pode ter certeza: algo do seu agrado irá ao ar - numa emissora qualquer, num horário escuso, mas irá.
.....

Conforme postei aqui, semana passada fui surpreendido pela Rede Globo, que exibiu um ótimo filme italiano chamado O Último Beijo, logo após o desastre que é Zorra Total. Pois ontem, enquanto esperava para assistir Mission Hill (desenho dos mesmos criadores dos Simpsons, que, na tevê aberta, é exibido nas madrugadas pelo SBT – você sabia disso?), dou de cara com a tela laranja, e com o seguinte texto: A Clockwork Orange - A Film Directed and Produced by Stanley Kubrick.
Isso mesmo! O SBT exibindo Laranja Mecânica, enquanto você navegava na internet, ou dormia, ou andava atoa, ou fazia sei lá o que, provavelmente bem menos interessante do que assistir essa que é uma das maiores obras-primas do cinema em todos os tempos.
Tá passando o mouse em cima da foto pra quê?

Agora vê se larga de lado esse preconceito bobo...
.....

ps.: Conversava com um amigo um dia desses sobre uma idéia que tenho, de uma coluna semanal na qual eu trataria sobre coisas interessantes, em qualquer aspecto, na tevê aberta. Quero levar a idéia a diante. Só falta um site interessado.

4 Comments:

  • At 8:05 AM, Anonymous Anônimo said…

    1º: não tenho preconceito quanto a tv
    2º:sei que tem coisas boas na tv...eu gosto muito do "provocações" na tve...embora nem saiba mais qual o horário..rs
    3º: "mission Hill" é foda!, eu gosto tb de "oblongs" passa, eu acho, de madrugada no sbt tb...
    4º: sempre passam filmes bons na madruga..eu já vi o primeiro do michael moore.."roger e eu" no sbt tb...

     
  • At 10:56 AM, Anonymous Anônimo said…

    man!
    voce disse tudo que meu professor de sociologia falou semana passada...
    e sim, muito foda o filme de ontem.
    quase morro sempre que vejo os medicos lá pigando aquele colirio doido nos olhos do cara...
    ;~
    aaaaaah
    e eu nunca comi jiló!
    ¬¬'
    beijo!
    ;*

     
  • At 5:15 PM, Blogger Mônica said…

    vim agradecer a visita q fez ao Diário e dou de cara com meu filme favorito. Laranja Mecânica é realmente uma obra prima!

    volte sempre q a casa é sua

     
  • At 6:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    Fala Jorge!!!
    Não li não pq eu to com sono e dor de garganta, amanha eu venho aki, leio e talz!!! Só li o lance do "encontro marcado" e antigamente ateh q eu gostava, mas n dá não kra! huahauahuahaua
    Ah, voltei com o meu blog, te falei?? Não entram mto lá, mas to começando a usar pra botar pra fora as coisas q eu sinto... No flog n eh mto propício neh?
    Bjaum kirido!!

     

Postar um comentário

<< Home