Até que eu me divirto!

mas que deixei de acreditar, isso eu deixei!

4.04.2006

aham, tá bom, acredito...

Fato: Foi publicada hoje no Segundo Caderno do Jornal O Globo, uma matéria assinada por Bernardo Araújo, que discorre sobre o novo álbum do Detonautas, chamado "Psicodeliamorsexo & distorção" (sic).

Os dois primeiros parágrafos do texto são recheados de comparações curiosas, daquelas que deixam duas impressões no ar:

a) isso é jabá-du-bom!
b) ele confundiu a banda.

Ou você acharia normal, em um texto sobre os Detonautas, ler coisas como:

1 - "... mergulharam em uma pesquisa musical, ouvindo a fundo bandas como Led Zeppelin e The Who."

2 - "A capa - um desenho de Edi Ribeiro, professor de ioga de Tico, que poderia muito bem ilutsrar um disco do Red Hot Chili Peppers (referência sempre presente nos Detonautas) ou do Iron Butterfly (...)"

3 - "O que é pesado poderia ofender o público das FMs (...) e o que é "cabeça" deixaria um fã do Greatful Dead orgulhoso."
.....

O jornalista afirma ainda que "o sentido das palavras nem sempre é cristalino, mas isso é bom" e que a banda "descobriu seu momento de crescer e fez o dever de casa com louvor."

capa do disco
Bem... eu posso até acreditar que Rodrigo Netto e Renato Rocha (guitarras) tenham criado alguns riffs interessantes, ou concordar que a capa lembre Iron Butterfly... agora, não dá pra sair por aí apontando como ponto positivo as letras mal escritas do "poeta" Tico Santa Cruz - marca registrada do grupo (tente encontrar lógica em "Quando o sol se for", por exemplo) -, ou achar que, por conta de uma das faixas do disco, "Insone" (em que o vocalista, mais uma vez, acha que seu disturbio do sono é assunto relevante...) ter 18 minutos de duração, alguém - além de Bernardo, é claro - vai ter a coragem de compará-los à banda de Jerry Garcia!

Isso soa tão forçado quanto comparar Zezé di Camargo ao Bob Dylan!


Que parece jabá-du-bom, aaaah, isso parece!
.....


[continua...]

5 Comments:

  • At 4:22 PM, Anonymous Anônimo said…

    jorgeeeeeeeeeeeeee


    ...rs

    foi mal o comentario sem logica..


    rsrs
    bj

     
  • At 5:11 PM, Blogger Mônica said…

    ousar falar em Led Zeppelin e The Who quando o assunto é Detonautas é o fim da picada......Deus tenha piedade da alma dessa criatura insana....te linkando, ok?

    grande beijo

     
  • At 5:14 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nnca ouvi o disco [só uma musikinha que eles tão empurrando na MTV... é ruim!!! mas ateh jah acostumei! Acho que não sirvo pra crítica musical... sempre me acostumo e acabo gostando das tosqueiras!! =P]. E tbm não conheço mtos dos "comparados"... Mas com certeza, ainda mais vivendo meio que nesse mundo musical desde cedo [onde não se toca nada novo de plebe na radio cidade por menos de alguns mil reais], esse foi um jabá mto do bem feito!!
    Quem sabe ~pra enganar menininhas vulneráveis como eu? hauahuahaua
    Bjão!

     
  • At 6:55 PM, Blogger Ana Carolina said…

    você ouviu o disco?

    eu não. não acredito que eles passaram de "ainda vou te levar pra outro lugar além do sol, do mar" para esta revolução musical que vai sacudir as FM's. enfim, acredito (um pouco) no potencial deles.

    mas só copiando outras coisas, não dá.

     
  • At 7:14 PM, Blogger jwagner said…

    não, eu não ouvi o disco, e por isso não me dei ao trabalho de fazer uma crítica sobre ele.
    o que me incomodou foi esse texto com ar de vendido redigido por esse tal Bernardo.

     

Postar um comentário

<< Home