Até que eu me divirto!

mas que deixei de acreditar, isso eu deixei!

4.13.2006

legal, jazz, legal...

Deve ser realmente estranho, ao entrar num trem, por volta de meio dia de uma terça-feira, se deparar com dois jovens magrelos de vinte e poucos anos – um cabeludo, todo de preto, e o outro de barba por fazer, camisa branca, jeans e All Star – discutindo entre si a influência que Chet Baker exerceu sobre os cantores de Bossa Nova, em especial sobre João Gilberto. Você sabe... esse não é necessariamente o tipo de pessoa de quem se espera ouvir falar sobre jazz e bossa. Talvez seja por isso que algumas pessoas olhavam estanho para o Fábio Soriano e para mim...
Apesar de todas diferenças que temos – Fábio é mais entusiasta do Metal e suas muitas vertentes, canta numa banda de prog-metal, anda de preto num calor do caramba etc –, compartilhamos da admiração pelo chamado coll jazz, e esse acaba sendo um assunto recorrente quando nos encontramos.


Toda essa introdução apenas para falar do melhor programa transmitido por uma rádio FM: Momento de Jazz, produzido e apresentado por Nelson Tolipan, de segunda a quarta-feira e sexta-feira às 23h, transmitido pela MEC FM em 98,9 MHz, com horários alternativos, segunda-feira e quarta a sexta-feira às 22h na MEC AM 800 KHz.
Como o rádio fica no meu quarto, e eu normalmente não estou por lá no horário de transmissão – e, se estou, é porque o sono me levou antes do previsto –, acabo quase nunca ouvindo. Mas ainda assim, é o meu programa favorito.


A edição de ontem foi inteiramente dedicada ao meu subgênero preferido, o cool jazz, ou, como dizia Nelson Tolipan - em seus ótimos comentários de sempre -, para facilitar o entendimento dos ouvintes, “jazz lento”, ou “jazz sentimental”. Onde mais, senão num programa como esse, eu poderia ouvir, quase em seqüência, tão belas versões para “When I Fall In Love”, “Blue and Sentimental” e “When a Man Loves a Woman”? Bem, se você descobrir, me avise!
Fica por aqui a dica: ouça quando puder!

E agora, com licença. Vou me deitar e ouvir um pouco de Chet Baker.

3 Comments:

  • At 2:03 PM, Anonymous Anônimo said…

    Há muito preconceito com jazz. E uma certa preguiça de ouvie e entender. Eu gosto de algumas coisas. E pra outras tenho preguiça, mesmo (rs).

     
  • At 2:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ah, JW, esqueci de dizer que vc agora faz parte do "respeitável público" lá no meu blog.

     
  • At 6:53 AM, Anonymous Anônimo said…

    Pois eh neh Kra, acho q nunca comentei aki no blog neh, enfim, e tbm, sobretudo, pq a vaidade falou mais alto(vc falou de mim neh... rsrsrs), mas realmente coll jazz eh maravilhoso mesmo... e nakele dia eu nem reparei q as pessoas nos olhavam no trem, q doido!! Apesar de metal realmente ñ ter mto a ver com jazz influenciou por demais em meus processos criativos, e nñ soh músicais como de qualquer spécie de arte. Jazz on!!

     

Postar um comentário

<< Home