Até que eu me divirto!

mas que deixei de acreditar, isso eu deixei!

7.05.2006

Contando carneirinhos

De uma sonolência descomunal ao longo do dia, passo a um princípio de insônia nesse momento. Talvez não seja nada. Talvez eu esteja só um pouco preocupado com algumas coisas, ou com nada de interessante.
Vai ver, ao achar que estava sem sono, me preocupei ainda mais, e acabei perdendo o sono (ou talvez precise parar de ler sobre o conceito de circularidade...).

Durante alguns anos – entre os 15 e os 20, creio eu – sofri com a insônia. Ela chegava, sorrateira, me derrubava por algum tempo, e, quando eu menos esperava, me pegava dormindo feito pedra novamente.
Dormir mal (ou simplesmente não dormir), durante dias e dias seguidos, me deixa ainda mais mal humorado que o de costume, depois me deprime, depois me deixa com dores por todo o corpo, deixo de me alimentar, e, conseqüentemente, emagreço (sim! eu consigo ser mais magro que isso aqui).


Foi durante uma dessas crises que procurei, pela primeira e única vez, um psicólogo. Duro que sou, recorri a rede pública de saúde (marque-hoje, vá-pra-casa, finja-que-está-tudo-bem-até-o-dia-da-consulta).
Juro que jamais vou entender aquela situação. Pelo que soube, é o que chamam de triagem: meia dúzia de pessoas com diferentes tipos de problemas, tendo que falar com a doutora a razão pela qual foram parar ali, naquele consultório, assim, todas juntas, todo mundo ouvindo o que os outros têm a dizer.


- Diga seu nome e o seu problema, por favor.

- Sou Carlos. Sou oficial do exército. Meu filho morreu há mais ou menos um ano de uma doença misteriosa... os médicos nada puderam fazer por ele. Minha esposa faleceu há oito meses, vítima de um acidente. Eu tenho crises de choro repentinas... meus superiores acreditam que eu deva me afastar... e... Céus! POR QUE ISSO TEVE QUE ACONTECER COMIGO? – e lá estava o sargento (ou seja lá o que) se debulhando em lágrimas.
(...)

- Você?
- Oi. Vim trazer minha filha. Ela não consegue falar em público, e...
– a garota escondia o rosto nos ombros de sua mãe.
(...)

- E você?
- Eu? É...
bem... Jorge Wagner. Tenho crises esporádicas de insônia, e o que costumo chamar de “tristeza repentina”, mas...
- Ahhhh! Você é o famoso Jorge Wagner? – todos ao redor viram-se em minha direção.
- Famoso? Como assim “famoso”?!
- Ih, meu filho! Já ouvi falar muito de você aqui dentro...
- AQUI?! Aqui... DENTRO?!
- Olha, quando tivermos a consulta individual eu...
- Não! Quero dizer... não vamos ter consulta individual alguma! – e cheio de raiva, vergonha e interrogações, saí (bufando, pisando duro e batendo a porta) daquela coisa maluca chamada “triagem”, para nunca mais voltar.

É claro que eu imaginava quem poderia ter falado de mim ali dentro (não vem ao caso). O que eu não conseguia compreender era como uma doutora notoriamente mexeriqueira poderia me ajudar em algum aspecto.


A insônia nessa época passou, e, desde então, não tive longos períodos problemáticos, e espero muito não voltar a tê-los tão cedo.

Aliás, o sono voltou enquanto recordava essa situação no mínimo desagradável.
Vou me deitar.

4 Comments:

  • At 6:00 AM, Anonymous Anônimo said…

    Bem então, tá resolvido o problema? É só lembrar do q vc tem q passar pra "entender" a insônia que ela some?? [Preciso de uma psicóloga mexeriqueira urgente...]
    E olha só, daqui a um tempo, qnd vc tiver insônia num precisa nem lembrar da outra, é só se aninhar na sua q fica td bem... ;]
    De vez em qndo eu tenho dessas coisas sabe... eu deito e mexo, mexo mexo e não durmo por nada... Ai eu rezo... e mexo mexo mexo... Acho que umas 2hs depois eu consigo dormir... =/

     
  • At 6:24 AM, Blogger jwagner said…

    essas "técnicas" todas nunca serviram pra mim.
    pensei que escrever tinha adiantado, mas demorei MUITO a conseguir dormir depois que escrevi isso aqui. ={

    espero que tenha sido um caso isolado.

     
  • At 9:31 AM, Blogger Unknown said…

    Rapaz... lendo o ínico achei que você ia dizer que ficou com vergonha de procurar ajuda vendo pessoas com problemas tão "piores" que os seus... mas esse final foi bem mais interessante. hehehehe.

    sou o mais desconfiado do mundo com terapia.

     
  • At 7:46 PM, Anonymous Anônimo said…

    hahahaha
    Ta vendo como é famoso...
    Vim comentar e dizer q vou te convocar nesses momentos de insônia pra trocar fraldas e leio um comentário de um querido e sumido, o Manoel...

    Beijos em você e na Lu!

     

Postar um comentário

<< Home